É um site, mas também já é aplicativo. É rede social, mas também é um dos maiores bancos de dados de informação musical, e não para por aí, também funciona como um Marketplace para adquirir mídias físicas dos mais variados estilos em escala mundial.
Os números são tão grandes que não tem como não se impressionar, são 11.6 milhões de lançamentos, 6 milhões de artistas, 1.3 milhões de selos de gravadores, 456 mil usuários e a plataforma não para de crescer.
A plataforma começa há 20 anos, quando o DJ Kevin Lewandowski cria um site que serviria como fonte de informações por banco de dados sobre música eletrônica, mas conforme o tempo passava as possibilidades foram crescendo e incorporando outros estilos musicais como Jazz, Funk/Soul, Reggae, Rock e até música clássica, vinte anos após a ideia ousada e inovadora a plataforma se torna gigante.
Através do Discogs é possível criar listas de futuras compras, ostentar suas coleções e até mesmo comparar preços, além de contar com informações precisas e curiosidades sobre seus títulos preferidos.
O acesso do Discogs pode ser feito através do PC/Mac pelo site https://www.discogs.com/, além de baixar o aplicativo para smartphones Android ou IOS, o site conta com versão em Português do Brasil e até conversão de valores para o real.
Texto: Celso SV